Na década de 1990, nasce o movimento
conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle
do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de
compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização
sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de
tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Em 2016,
a campanha Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar
sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério
da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar
conceitos em relação à doença. A campanha:
- enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar
atenta às alterações suspeitas;
- informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a
realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
- mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
- esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
- informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta
gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as
faixas etárias.
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